Namastê

Namastê - Minha essência saúda sua essência

Os Chakras

Os Chakras são centros energéticos localizados no pranamayakosha (corpo pranico) que funcionam como captadores de energia fazendo a contenção e distribuição desta energia para todos os órgãos, células e partículas que constituem o nosso corpo.
Sua função é vitalizar, equilibrar e interagir com o corpo físico e psíquico, trazendo o desenvolvimento da nossa consciência. Chakra é um termo sânscrito que quer dizer roda, círculo em movimento. São vórtices por onde flui o prana (energia vital).
Os chakras podem ainda receber energia do meio que nos cerca, e de pessoas, as vezes de forma amigável e outras roubando, como é o caso daqueles que não conseguimos ficar muito tempo por perto sem nos sentirmos cansados, sugados ou irritados.
Pessoas com chakras menos despertos tende a trazer mais energia do que doar, e as que os possuem mais despertos têm mais energia saindo de seus chakras do que entrando.
 Os ásanas, a meditação, os pranayamas e os mantras contribuem de maneira significativa para o equilíbrio dos chakras. Além do Yoga, o Reiki também utiliza a tecnologia dos chakras para a cura física, emocional e espiritual.

Os sete chakras principais, suas funções, cores, localização e sons.




1o. Muladhara Chakra (Chakra básico)

Este é o chakra que nos conecta as energias de terra, que nos enraíza.

Localização: entre o ânus e os genitais (períneo), base da coluna vertebral.

As nadis (condutos de energia que distribuem o prana) ida e pingala se unem neste chakra e a kundalini (potente energia em forma de serpente) reside nele também. Kundalini permanece adormecida e quando desperta sobe pela nadi sushumna (canal da coluna vertebral) iluminando os outros chakras também dispostos na linha dessa nadi central, até alcançar o último chakra sahasrara, desenvolvendo a hipersensibilidade do ser humano como a clarividência, clariaudiência e outras percepções extra-sensoriais.

4 pétalas

Propósitos: sentimentos sinestésicos, movimento.

Lição espiritual: interagir com o mundo material.

Em desequilíbrio: irritação, raiva, medo de viver, apego excessivo, depressão, dor nas costas, ciática, varizes, tumores retais, desordens relacionadas ao sistema imunológico.

Em equilíbrio: confiança na vida, segurança pessoal, satisfação, estabilidade, força e coragem interior, auto-estima.

Informações armazenadas no chakra: convicções familiares, superstições, lealdade, instintos, prazer físico, dor, toque.

Som: Lam

2o. Svadhisthana Chakra (Sacro)

Chakra do centro do desejo sexual e potência procriativa.

Localização: quatro dedos abaixo do umbigo.

6 pétalas

Propósitos: conexão emocional, criatividade, energia sexual.

Lição espiritual: manifestação, aprender a "deixar fluir".

Em desequilíbrio: ciúme, possessividade, instintos reprimidos, tensão, tristeza, dores lombares, ciática, problemas ginecológicos, dor pélvica, libido, problemas urinários.

Em equilíbrio: Fluidez natural da vida em todos os sentidos: corpo, alma, mente entusiasmo, ações produtivas, franqueza, naturalidade.

Informações armazenadas no chakra: dualidade, magnetismo, controlando padrões, sentimentos emocionais (alegria, raiva, medo).

Som: Vam

3o. Manipura Chakra (Plexo solar)

Este é o chakra do centro do poder pessoal.

Localização: acima do umbigo.

10 pétalas

Propósitos: entendimento emocional.

Lição espiritual: aceitação de seu lugar no fluxo de vida. (amor-próprio).

Em desequilíbrio: Tendência a moldar tudo sob seu ponto de vista, egoísmo, inquietação, insatisfação, descontrole, nervosismo, ansiedade, falta de concentração, medo de novas experiências, medo de rejeição, úlceras de estômago, tumores intestinais, diabete, pancreatite, indigestão, anorexia/bulimia, hepatite, cirrose, desequilíbrios renais, artrite, doenças de cólon.

Em equilíbrio: auto-estima, sensação de paz e harmonia, aceitação da vida e do próprio crescimento, autoconfiança, valorização das riquezas interiores e exteriores.

Informações armazenadas no chakra: poder pessoal, personalidade, consciência do próprio ser dentro do universo (senso de pertencer).

Som: Ram

4o. Anahata Chakra (Chakra do coração)

Este chakra é o centro da essência divina, do amor universal, que equilibra os 3 primeiros com os 3 últimos.

Localização: no centro do peito.

12 pétalas

Propósitos: abnegação, amor universal, perdão e paz.

Lição espiritual: perdão, amor incondicional, deixar fluir, confiança, compaixão.

Em desequilíbrio: doação excessiva de si, desespero, ódio, inveja, medo, ciúme, raiva, depressão, angustia, indiferença e brutalidade, frieza, asma, câncer de seio, espinha torácica, pneumonia.

Em equilíbrio: Amor, compaixão, confiança, inspiração, esperança, generosidade, solicitude, calma, alegria, equilíbrio.

Informações armazenadas no chakra: conexões com aqueles que amamos e amor incondicional.

Som: Yam


5o. Vishuddha Chakra (Chakra laríngeo)

Este chakra é a fonte da expressão e comunicação criativa.


Localização: na garganta na região do pescoço.

16 pétalas

Propósitos: aprender a assumir responsabilidade pelas suas próprias necessidades, ressonância do ser, comunicação e expressão.

Lição espiritual: aprender a render-se à vontade divina, fé, verdade sobre a decepção.

Em desequilíbrio: dificuldade em mostra-se, expressar-se, tomar decisões. Insegurança, crítica, timidez, medo da opinião alheia, falta de autoridade, dor de garganta, aftas, escoliose, glândulas inchadas, deficiências da tiróide, laringites, problemas de voz, problemas de dente ou gengiva.

Em equilíbrio: Livre expressão de pensamentos, conhecimentos e sentimentos; criatividade na comunicação, voz potente e clara, eloqüência, capacidade de ouvir com atenção e com o coração, honestidade interior, fé, vontade, sensação de total integridade.

Informações armazenadas no chakra: autoconhecimento, verdade, atitudes, audição, gosto, cheiro.

Som: Ham

6o. Ajna Chakra (Terceiro olho)

 Chakra do centro dos poderes psíquicos.

Localização: no meio da testa, entre as sobrancelhas.

2 pétalas divididas em 96

Propósito: intuição e autoconhecimento.

Lição espiritual : entendimento, não identificação, mente aberta.

Em desequilíbrio: rigidez mental, racionalidade excessiva, vaidade em relação à própria inteligência, medo da verdade, confusão, fixação em determinadas idéias, tumores cerebrais, cegueira, surdez, problemas na oluna, pânico, depressão.

Em equilíbrio: Agilidade mental, visualização desenvolvida, transcendência, abertura da intuição e visão interior, discernimento, inteligência emocional, conceito de realidade, capacidade de ver além das formas físicas.

 Informações armazenadas no chakra do terceiro olho: ver o quadro claro (simbólico ou literal), sabedoria, intuição, intelecto.

Som: Om


7o. Sahasrara Chakra (Chakra da coroa)

É o chakra que nos conecta com a energia divina.

Localização: no topo da cabeça.

1000 pétalas

Propósitos: sabedoria intuitiva, conexão para a espiritualidade, integração com o todo.

Lição espiritual: espiritualidade, viver o momento.

Em desequilíbrio: depressão espiritual, falta de propósito, perda da identidade, medo de estar só, sentimento de separação do próprio "eu" transmitindo bloqueio aos demais chakras, doenças musculares, problemas no sistema ósseo e pele, esgotamento crônico não associado com doenças físicas, sensibilidade a luz, som, ambiente.

Em equilíbrio: descoberta do divino, facilidade para acessar diretamente o conhecimento superior a partir da conexão com o "Eu Universal", confiança, abnegação, humanitarismo, habilidade para ver o todo no fluxo de vida, devoção, inspiração, valores, éticas. Irradiação da vida com total plenitude e pureza.

Informações armazenadas no chakra: Integração e conceito do todo.

Som: Inaudível


À medida que o praticante de yoga vai conseguindo despertar seus chakras, sua percepção da realidade extrafísica vai ampliando, trazendo–lhe autoconfiança e natural satisfação.

Por Luciana Risoléo

Nenhum comentário:

Postar um comentário